Questões ambientais são um desafio para o jornalismo
Os desastres ambientais são acontecimentos cada vez mais recorrentes e o jornalismo pode ser essencial para ajudar as comunidades afectadas, consideraram os especialistas em “media” Aaron Clark-Ginsberg e Shearon Roberts.
De acordo com os autores, as reportagens contextualizadas sobre questões ambientais poderão alertar as autoridades para a gravidade de uma determinada situação, ou incentivar os cidadãos a contribuírem para a resolução de problemas.
Contudo, de forma a serem, verdadeiramente, eficazes, estes artigos devem seguir cinco parâmetros base, defenderam Clark-Ginsberg e Roberts.
O primeiro é a desmistificação das causas, que abrangem tópicos tão distintos como construção frágil, falta de investimento em medidas de segurança, serviços de saúde em ruptura, etc.
Desta forma, os jornalistas conseguirão consciencializar as instituições envolvidas, e evitar que estes incidentes se repitam.
Novembro 20
Em segundo lugar, os autores defendem que os repórteres devem ter o cuidado de identificar todas as comunidades afectadas, já que nem todos os cidadãos têm as mesmas possibilidades financeiras, e podem necessitar de auxílio de organizações de beneficência.
Além disso, Clark-Ginsberg e Roberts acreditam que os jornalistas devem evitar o sensacionalismo, pois esta linha editorial poderá perpetuar determinados mitos e alienar potenciais apoios.
Ademais, os autores reiteram que os profissionais dos “media” devem dar seguimento às histórias, que podem ter consequências acrescidas, com o passar do tempo.
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...