As acções de SEO estão mais relacionadas com a construção e codificação do próprio site do que com as práticas editoriais, contudo, estas são um auxílio muito importante.

 

A velha técnica da “pirâmide invertida”, em que os factos mais importantes são privilegiados e aparecem primeiro e cujos detalhes são apenas explicados ao longo do texto, é uma das boas práticas de SEO para notícias. Isto deve-se ao facto de o Spider bot de pesquisa do Google – procurar as palavras pesquisadas pelo utilizador logo no início do texto, neste caso, no lead.

 

O algoritmo constrói o destaque dos resultados entre as várias opções, através da informação contida no primeiro parágrafo do texto. O título da notícia é, também, muito importante, pois os bots de busca procuram identificar no título a palavra-chave que remete para o tema principal da notícia.

 

Basicamente, seguir as práticas jornalísticas mais tradicionais já permite, só por si, optimizar o conteúdo para as ferramentas de busca. Identificar o assunto e tratá-lo com objectividade no título e no lead é uma forma de alcançar bons resultados.

 

Depois existem outros critérios, como é o caso das palavras-chave, que podem variar em função dos temas em relevo.

 

A estrutura do texto é outro dos aspectos a cuidar, nomeadamente, a ordem directa da oração. Começar com o sujeito no título, no lead ou em qualquer outra parte da notícia ajuda a comunicar de forma mais objectiva e cumpre os requisitos do Google, em termos de proeminência do termo pesquisado pelo utilizador. Por exemplo, numa frase de dez palavras, se a palavra-chave for a primeira receberá mais enfâse dos bots quando forem criar o ranking de resultados.

 

Existem várias ferramentas disponíveis que podem ajudar o jornalista a escolher as melhores palavras-chave para as noticias, como o Google Trends, que é a mais simples de usar, ou o Search Volume.

 

Os motores de busca consideram como espaços especiais dos textos os intertítulos, os destaques a negrito e o último parágrafo, todos referenciados pelo código HTML. Pelo que uma dica de redacção adequada à optimização do SEO é nunca utilizar esses espaços para divulgar qualquer informação ou para embelezar o conteúdo. Esses espaços devem ser utilizados apenas para realçar informações relevantes da notícia.

 

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