Quando a tecnologia e o exercício do jornalismo suscitam novas questões éticas
É esta a reflexão introdutória de Rogério Christofoletti, docente na Universidade Federal de Santa Catarina - em cujo Departamento de Jornalismo nasceu em 2009 o ObjEthos) - na apresentação do livro que comemora os oito anos da sua existência com a edição, em livro, de uma recolha de quinze entrevistas com alguns dos maiores especialistas em ética e jornalismo no mundo: Charles Ess, Stephen Ward, Elena Real Rodrigues, Javier Darío Restrepo, Carlos Camponez e Rafael Capurro, entre outros.
As entrevistas foram realizadas pela equipa do ObjEthos e publicadas no respectivo site entre Abril e Agosto de 2017. Abordam temas como “a queda da confiança nos jornalistas, o papel dos media na crescente polarização política mundial, o impacto de plataformas como Google e Facebook e as tensões permanentes entre jornalismo e democracia”.
“Alguns dos nomes mais reconhecidos do mundo quando o assunto é ética jornalística, nossos autores também abordam temas como jornalismo de dados, regulação profissional, inteligência artificial, autonomia e independência editorial, algoritmos e Internet das coisas.” (…)
“A pluralidade de perspectivas reunidas aqui também é um aspecto a ser destacado. Nossa equipa colheu respostas de académicos e profissionais que actuam nos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Noruega, Argentina, Colômbia, Inglaterra, Portugal e África do Sul. Esse arco permite não apenas complementaridade na compreensão da ética nos media actuais, mas também uma bem-vinda e necessária diversidade de pensamento.” (…)
As entrevistas foram reunidas em formato electrónico e com download gratuito, sob o título “Ética, Media e Tecnologia: Entrevistas Internacionais” - que pode ser consultado aqui
Mais informação no site de ObjEthos