Próximas eleições presidenciais no Brasil já agitam os “media”
Com o aproximar das eleições presidenciais brasileiras, torna-se urgente que os jornalistas coloquem questões mais incisivas aos candidatos, como forma de ajudar os cidadãos a tomarem uma decisão informada, considerou Carlos Wagner num artigo publicado no “Observatório da Imprensa”, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Conforme apontou o autor, estas perguntas devem abordar a devastação da floresta da Amazónia, as sanções económicas impostas ao Brasil, e as consequências devastadoras da má gestão da pandemia.
Estas temáticas, disse Wagner, foram escolhidas com base em conversas estabelecidas com cidadãos comuns, que têm vindo a expressar as suas preocupações quanto ao futuro do país.
Neste âmbito, continuou Wagner, é importante que os cidadãos sejam informados do actual estado económico do país, para que tenham em atenção as propostas dos candidatos presidenciais para o combate ao desemprego.
Ou seja, é crucial que os leitores reconheçam a importância de ter um governo competente, integrado por especialistas em diversas áreas, e com ideias concretas para solucionar questões relacionadas com a desigualdade social.
Outubro 21
Além disso, prosseguiu o autor, todos os profissionais dos “media” deverão informar o público sobre o estado da saúde pública no Brasil, para que as audiências passem a dar importância aos recursos financeiros que são alocados para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda no contexto da saúde pública, afirmou Wagner, os jornalistas devem questionar os candidatos sobre a sua opinião quanto à pandemia, de forma a evitar maiores danos.
Quanto à Amazónia, escreveu o articulista, os colaboradores da imprensa devem recordar aos leitores que os EUA e a Europa pretendem aplicar sanções económicas ao Brasil, caso a próxima administração continue a devastar a floresta.
Através da cobertura noticiosa destas temáticas, prosseguiu Wagner, será possível apurar as intenções de cada candidato, ajudando os brasileiros a escolher o futuro da sua democracia que, apesar de jovem, já tem vários obstáculos ao seu bom funcionamento.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...