Promover literacia mediática nas escolas contra conteúdos falsos
A luta contra a desinformação tem-se estabelecido como um dos principais objectivos dos profissionais dos “media”, já que as “fake news” põem em causa a credibilidade da imprensa e, consequentemente, a saúde das democracias.
Perante este cenário, alguns profissionais passaram a dedicar-se aos “fact-checking” enquanto as redes sociais lançaram iniciativas de desmistificação de conteúdos falsos.
Porém, segundo recordou a jornalista Amy Yee, num artigo do “New York Times”, alguns especialistas consideram que a solução mais eficaz é o ensino .
De acordo com a autora, tal como as aulas sobre saúde evitam a propagação de certas doenças, os “workshops” sobre desinformação poderiam ajudar a travar a partilha de “fake news” nas redes sociais. Alguns estudos sugerem, mesmo, que este tipo de iniciativa aumenta a “resiliência contra a desinformação”.
Por isso, várias organizações nos Estados Unidos estão a tentar garantir que os governos locais apoiam projectos de literacia mediática nas escolas.
Novembro 20
A título de exemplo, o Estado do Connecticut legislou que as escolas públicas devem ensinar os alunos sobre o uso seguro das redes sociais.
Por outro lado, relembrou a autora, mesmo que estas iniciativas não estejam previstas no “curriculum” oficial, os professores podem utilizar recursos digitais, como o “news literacy project” -- para ajudarem os alunos a compreender este fenómeno.
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