O American Journalism Project (AJP), por outro lado, tem-se focado em garantir a sustentabilidade das empresas de “media”.  Esta iniciativa, que começou por apoiar 16 organizações noticiosas, está, agora, a alargar a sua acção, procurando salvar projectos que foram afectados pela pandemia.


O mesmo acontece na Local Media Association — Project Accelerate, que tem oferecido mentoria a diversos profissionais, que estão a lançar os seus próprios projectos de jornalismo local.


Por fim, a Knight Foundation tem procurado, sobretudo, educar os profissionais e reforçar a aposta no combate à desinformação.


Posto isto, o autor acredita que este modelo de negócio vai continuar a crescer, ainda que precise de melhorar alguns aspectos.


Para já, a prioridade é que os projectos sem fins lucrativos se equiparem a outras grandes empresas de “media”, a nível de investimento e visibilidade.


Desta forma, a junção do modelo tradicional com o modelo sem fins lucrativos teria o potencial de garantir a sustentabilidade dos “media” a longo prazo.