Está na origem deste projecto Craig Silverman, editor do BuzzFeed Canada e membro da First Draft Coalition, uma das mais conhecidas plataformas de fact-checkers  -  à letra “verificadores dos factos”, grupos de trabalho em que jornalistas de investigação puxam “o fio da meada” até esclarecerem os equívocos envolvidos.

Neste caso, o BuzzFeed, que nasceu com uma reputação inicial de alguma ligeireza e jornalismo de infotainment, põe os seus recursos em matéria de notícias “virais” ao serviço da caça àquilo que mina a credibilidade de todo o jornalismo  -  a desinformação maliciosa.

O maior desafio para o BuzzFeed e os fact-checkers de todo o mundo é o modo de conseguir que os seus instrumentos “cheguem tão longe e tão depressa como os rumores falsos a que se dirigem”.

Essas doze horas de tempo médio actualmente gasto para detectar uma notícia falsa dão-lhe uma enorme vantagem à partida, e o objectivo da equipa é reduzi-la.

Diz Craig Silverman:

“O nosso grande desafio é tornar a desarticulação [das falsas notícias] mais partilhável e mais social, e fazê-la chegar a audiências que não estejam inclinadas a acreditar que alguma coisa não é verdade. Essa é a parte mais importante.”

“Isto envolve tudo o que aprendi no BuzzFeed, e todas as ferramentas, e aplicá-las para tornar a desarticulação mais social. Mas ainda não tenho ideia de como será.”

 

A notícia no Observatório da Imprensa, que contém os links para o projecto