Projecto “Inumeráveis” humaniza no Brasil vítimas do Covid-19
A fim de “humanizar” a contagem das vítimas de coronavírus, um grupo de jornalistas voluntários desenvolveu, no Brasil, o projecto “Inumeráveis”.
Com a premissa de que "não há quem goste de ser um número, as pessoas merecem existir em prosa", esses voluntários começaram a desenvolver os perfis dos cidadãos que morreram por causa da Covid-19, contando, assim, as histórias por de trás dos números.
Mais do que uma homenagem aos que morreram, o projecto é uma forma de confortar os parentes e amigos das vítimas, que têm a oportunidade de contar as vidas de pessoas comuns, normalmente esquecidas pelos jornais, explicou, ao “Knight Center”, o responsável Rogério Oliveira.
Além disso, os responsáveis pelo projecto querem garantir que os “media” encaram o número de fatalidades sem frieza.
O “Inumeráveis” foi lançado a 30 de Abril e, desde então, obteve uma larga repercussão no Brasil sendo mencionado, por várias vezes nos “media” brasileiros.
Maio 20
O “Inumeráveis” serviu, mesmo, de inspiração para uma capa do jornal “ O Globo”, que, em 10 de Maio, recobriu a sua primeira página com os nomes das vítimas retratadas pelo projecto, acompanhados de uma frase marcante sobre cada pessoa.
O programa “Fantástico”, da TV Globo, também se juntou ao projecto e dedicou um episódio à leitura interpretativa dos perfis.
A plataforma espanhola Maldita concluiu que a rede global de verificação de factos GFCN tenta imitar redes internacionais de fact-checking, como a Rede Internacional de Verificação de Factos...
Um artigo publicado no Le Monde aborda a forma como o Ocidente está a perder a “batalha da informação internacional”. Sob a ordem de Donald Trump, a Voz da América deixou de emitir, assim...
Um estudo da Media Innovation Network e da International News Media Association, divulgado pelo +M, considera que os meios de comunicação devem combater a fuga às notícias, adoptando um modelo...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...