Projecto digital para contrariar “desertos noticiosos” nos EUA
À semelhança do que aconteceu no ano passado, a publicação digital "Axios" quer continuar a apostar no jornalismo de âmbito local, com o objectivo de oferecer informações de qualidade a todos os cidadãos dos Estados Unidos, e de combater os “desertos noticiosos”.
“Juntos podemos tentar resolver um enorme problema social: a morte de notícias confiáveis nas cidades e vilas dos Estados Unidos”, afirmou Jim VandeHei, CEO da “Axios”, num comunicado dirigido aos leitores.
Assim, nos próximos seis meses, a “Axios” deverá começar a publicar “newsletters” noticiosas sobre as localidades de Baltimore, Boston, Detroit, Houston, Miami, Phoenix, Raleigh, Richmond, Salt Lake City, San Francisco e Seattle.
(Até ao momento, recorde-se, a “Axios Local” tinha “newsletters” dedicadas a Atlanta, Austin, Charlotte, Chicago, Columbus, Dallas, Washington DC, Denver, Des Moines, Nashville, Arkansas, Filadélfia, Tampa Bay e Twin Cities).
Caso o plano seja introduzido como previsto, o projecto de notícias comunitárias da “Axios” passará a funcionar em 25 cidades dos Estados Unidos, aproximando-se, assim, do seu objectivo final: partilhar actualizações noticiosas em 100 localidades.
“Todos os cidadãos precisam de consumir reportagens de alta qualidade, para que possam compreender o rápido desenvolvimento do nosso mundo”, disse VandeHei. “Esta é a nossa proposta para responder a essa necessidade”.
Janeiro 22
Além disso, através da “Axios Local”, VandeHei pretende ajudar outros empresários a lançarem as suas próprias iniciativas de jornalismo comunitário.
“Queremos que outros projectos de jornalismo local aprendam com os nossos sucessos, e com os nossos erros. Por isso, prometemos partilhar informações regulares sobre o que está, ou não, a funcionar no nosso modelo de negócio”.
E concluiu : “nesta época de desconfiança e mesquinhez, queremos servir todos os cidadãos de forma isenta, objectiva e útil”.
O European Digital Media Observatory (EDMO) publicou, recentemente, um guia com princípios orientadores para o desenvolvimento de actividades de literacia mediática com vista ao aumento da sua...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...
Se olharmos para a história da economia da atenção, ficamos com algumas pistas sobre o que nos trouxe a um contexto de excesso de informação em que se chegam a levantar dilemas éticos pela...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...