Projecto digital para contrariar “desertos noticiosos” nos EUA
À semelhança do que aconteceu no ano passado, a publicação digital "Axios" quer continuar a apostar no jornalismo de âmbito local, com o objectivo de oferecer informações de qualidade a todos os cidadãos dos Estados Unidos, e de combater os “desertos noticiosos”.
“Juntos podemos tentar resolver um enorme problema social: a morte de notícias confiáveis nas cidades e vilas dos Estados Unidos”, afirmou Jim VandeHei, CEO da “Axios”, num comunicado dirigido aos leitores.
Assim, nos próximos seis meses, a “Axios” deverá começar a publicar “newsletters” noticiosas sobre as localidades de Baltimore, Boston, Detroit, Houston, Miami, Phoenix, Raleigh, Richmond, Salt Lake City, San Francisco e Seattle.
(Até ao momento, recorde-se, a “Axios Local” tinha “newsletters” dedicadas a Atlanta, Austin, Charlotte, Chicago, Columbus, Dallas, Washington DC, Denver, Des Moines, Nashville, Arkansas, Filadélfia, Tampa Bay e Twin Cities).
Caso o plano seja introduzido como previsto, o projecto de notícias comunitárias da “Axios” passará a funcionar em 25 cidades dos Estados Unidos, aproximando-se, assim, do seu objectivo final: partilhar actualizações noticiosas em 100 localidades.
“Todos os cidadãos precisam de consumir reportagens de alta qualidade, para que possam compreender o rápido desenvolvimento do nosso mundo”, disse VandeHei. “Esta é a nossa proposta para responder a essa necessidade”.
Janeiro 22
Além disso, através da “Axios Local”, VandeHei pretende ajudar outros empresários a lançarem as suas próprias iniciativas de jornalismo comunitário.
“Queremos que outros projectos de jornalismo local aprendam com os nossos sucessos, e com os nossos erros. Por isso, prometemos partilhar informações regulares sobre o que está, ou não, a funcionar no nosso modelo de negócio”.
E concluiu : “nesta época de desconfiança e mesquinhez, queremos servir todos os cidadãos de forma isenta, objectiva e útil”.
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