Privatização do Channel 4 está em carteira em Downing Street
A Secretária da Cultura britânica, Nadine Dorris, vai avançar com os planos de privatização do Channel 4, após quatro décadas de controlo público. Agora, o governo espera conseguir um investimento de mil milhões de libras.
Por sua vez, um porta-voz do Channel 4 explicou que as negociações com o governo ainda estão em curso.
“Recentemente, apresentámos uma alternativa à privatização, que deverá salvaguardar a nossa estabilidade financeira, e ajudar-nos a servir o público britânico, as indústrias criativas e a economia”, disse.
“A proposta de privatização irá exigir um processo legislativo complicado, bem como debate político. Até lá, continuaremos em contacto com o governo e com o parlamento para que o Channel 4 possa continuar a fazer a diferença na vida nacional, e na ecologia criativa", concluiu o mesmo porta-voz.
Os planos de Dorris foram, igualmente, criticados por diversos especialistas em “media”, que consideraram que os governantes britânicos estavam a “atacar” o serviço público de radiodifusão.
A título de exemplo, Lucy Powell, secretária sombra da Cultura descreveu esta medida como “vandalismo cultural”.
“Vender o Channel 4, que não tem qualquer custo para os cidadãos que pagam impostos, é um acto de vandalismo cultural”, afirmou, acrescentando que isto terá consequências nefastas para a economia criativa.
O Channel 4 segue um modelo comercial, graças a investimentos publicitários, embora invista os lucros na criação de novos programas. Desta forma, a emissora funciona sem recurso a subsídios públicos.
Abril 22
Ainda assim, o governo britânico considera que este canal não tem recursos suficientes para sobreviver, quando comparado a grandes emissoras e serviços de “streaming”.
Os novos planos de privatização do Channel 4 surgem poucos dias após o anúncio da redução da taxa de TV, que resultará em novos cortes no orçamento da BBC.
Mais de metade dos jornalistas inquiridos num estudo recente afirmaram já ter considerado deixar o seu trabalho por motivos de exaustão ou mesmo de burnout. Os dados estão disponíveis num...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...