O que mais sofreu foi El País, com uma média diária de 84 mil exemplares vendidos  - uma queda de 13%. A mesma percentagem de queda para El Mundo, com os seus 56 mil exemplares.

O investimento publicitário pode crescer 4% por ano até chegar aos 581 mil milhões de dólares, segundo as previsões da Zenith, mas 67% desta subida vai ficar com os motores de busca e a publicidade nas redes sociais.

Nos EUA, os meios de comunicação digitais também sentem o golpe, especialmente os que têm edição gratuita. The Wall Street Journal anunciou recentemente que o poderoso grupo digital Vox Media não vai alcançar os seus objectivos financeiros neste ano, e também os grupos BuzzFeed e Vice Media se encontram em dificuldades.

Ainda segundo Miguel Ormaetxea, na Europa Central e do Norte os principais grupos de media estão a investir agressivamente em start-ups e empresas de correio electrónico.

A concluir a sua reflexão, o mesmo autor descreve os dados de audiências recentes das estações de televisão tradicional em Espanha, concluindo que está a diminuir em todos os seus públicos-alvo.

 

O artigo citado, na íntegra, em Media-Tics