No seu discurso, o Presidente manifestou preocupação pelas actuais condições de vida do sector, que são “cada vez mais limitativas”.

“Homenageio a vossa coragem, a vossa determinação, a vossa persistência, mas estou seriamente preocupado com o panorama da Imprensa em Portugal”, declarou.

 

Concretamente, Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se ao “peso esmagador da publicidade de grandes empresas multinacionais no que respeita à Imprensa electrónica”:

“Estamos a falar de 80% ou mais da publicidade detida por um número muito limitado de empresas multinacionais”, referiu, acrescentando que, num prazo muito curto, a situação “constitui um problema”.

 

“Sei que o Governo está atento a esse problema, que impõe [a necessidade de] medidas que permitam ir ao encontro das vossas aspirações e das vossas necessidades”, acrescentou.

 

Em resposta, o presidente da direcção da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro, elogiou “a grandeza de alma do senhor Presidente, a sua visão em relação a este sector”.

João Palmeiro destacou ainda a presença, nesta cerimónia, do director-geral do Global Editors Network, Bertrand Pecquerie, e considerou que esta ocasião lhe permitiu perceber que “o Presidente da República Portuguesa sente e quer que a Imprensa em Portugal seja forte, livre e um pilar da democracia”.


Mais informação na notícia da Lusa, aqui citada