Presidente do Grupo da Rádio Renascença confiante no futuro pós-pandemia
Os “media” portugueses foram afectados pela pandemia, e a rádio foi um dos sectores mais fustigados, devido à alteração dos hábitos de consumo dos cidadãos e à quebra das receitas publicitárias.
O Governo mostrou-se disponível a ajudar, com a compra antecipada de 15 milhões em publicidade institucional, mas a maioria dos “patrões” dos “media” consideraram esta medida insuficiente.
É esse o caso de Américo Aguiar, presidente do conselho de administração do Grupo Renascença Multimédia, pertencente à Igreja Católica.
Em entrevista à “Meios & Publicidade” aquele responsável considerou que “ o país precisa cada vez mais dos media; e os media precisam da ajuda do país”. “Neste quadro -- continuou -- o mecanismo da compra de espaço publicitário parece constituir um meio adequado para o Estado reconhecer a importância dos media na sociedade democrática. Mas o valor apontado é manifestamente insuficiente”.
Ainda assim, Américo Aguiar considera que há esperança para o sector, já que, no decorrer da pandemia, as marcas repensaram e adequaram a sua mensagem, motivadas pela vontade de retomar a actividade.
Aguiar destaca as medidas adoptadas pelo Grupo Renascença, o primeiro a adoptar o regime de teletrabalho e a adaptar-se à adversidade, mantendo “a qualidade do produto”.
Junho 20
Assim, o administrador do Grupo RR diz acreditar que conseguirá sair “com os portugueses da crise, desempenhando o (...) papel de catalisadores de retoma. Se isso acontecer, estimamos terminar o ano com os níveis de facturação abaixo do nosso plano inicial e ainda levará mais de um ano para recuperarmos as perdas que teremos em 2020”.
Para conquistar este objectivo, reiterou, a rádio terá que continuar a reinventar-se, pelo que será essencial integrar novas personalidades no “ecossistema”, de forma a conquistar a atenção dos ouvintes “que querem estar cada vez mais por dentro das histórias”.
Apesar de o Grupo Renascença enfrentar uma forte concorrência-- desde a RDP à TSF -- e de ter registado “perdas muito significativas, irrecuperáveis e transversais”, Américo Aguiar considera que a equipa está preparada para a disputa e para manter a liderança do mercado”.
Nunca esquecendo, contudo, “que o nosso maior activo é, como sempre foi, a relação única e especial com as pessoas”.
Mais de metade dos jornalistas inquiridos num estudo recente afirmaram já ter considerado deixar o seu trabalho por motivos de exaustão ou mesmo de burnout. Os dados estão disponíveis num...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...