Segundo o Observador, que aqui citamos, o concurso deste ano contou com 4.738 fotógrafos de 129 países, que enviaram quase 79 mil imagens para a Fundação World Press Photo. Deste oceano de fotografias, apenas 43 artistas foram distinguidos. De acordo com dados da Fundação, 14 dos nomeados são mulheres  — quase três vezes mais que na edição anterior.

Há seis nomeados candidatos à Foto do Ano do World Press Photo: “Vítimas de um Alegado Ataque com Gás recebem Tratamento em Ghouta”, de Mohammed Badra (Síria);  “Rapaz de Almajiri”, de Marco Gualazzini (Itália);  “Estar Grávida depois da Proibição de Natalidade das FARC”, de Catalina Martin-Chico (França/Espanha);  “O Desaparecimento de Jamal Khashoggi”, de Chris McGrath (Austrália);  “Rapaz Chora na Fronteira”, de John Moore (Estados Unidos);  e “Akashinga – Os Corajosos” de Brent Stirton (África do Sul). 

Mais informação no Observador, que inclui uma fotogaleria com todas as imagens nomeadas para o concurso deste ano, e no site do World Press Photo