Políticos espanhóis querem decidir sobre perguntas de jornalistas
A Federação das Associações de Jornalistas da Espanha (FAPE) , a Associação de Imprensa de Madrid (APM) e a Associação de Jornalistas Parlamentares (APP) repudiaram a possibilidade de os políticos virem a decidir, previamente, quais as perguntas a serem colocadas pelos “media”.
De acordo com aquelas associações, a aplicação desta medida representaria uma clara violação da liberdade de imprensa, essencial para a manutenção dos sistemas democráticos.
A FAPE, a APM e a APP recordam, neste sentido, que as autoridades políticas têm o dever de “ responder pelas decisões e actividades que afectam os cidadãos”, de forma transparente e sem agenda política.
Por sua vez, continuaram aquelas associações, os jornalistas devem exercer as suas funções através de uma conduta responsável, comparando fontes e respeitando os valores éticos e deontológicos.
As três associações disseram-se, igualmente, preocupadas com a animosidade de figuras políticas perante o trabalho jornalístico, recordando que este tipo de comportamento enfraquece a qualidade dos “media”, bem como a confiança dos cidadãos nos conteúdos noticiosos.
Recorde-se, contudo, que esta não é a primeira vez que os políticos espanhóis tentam condicionar o trabalho dos “media”, através de uma pré-selecção das perguntas.
Setembro 21
Aliás, nos primeiros meses de pandemia, os jornalistas presentes em conferências de imprensa com o governo não tinham liberdade para colocar questões directas às autoridades políticas e de saúde.
Em vez disso, estes colaboradores tinham que enviar as suas perguntas para um grupo do “WhatsApp”, moderado por um membro do governo, que foi incumbido de ler, em directo, uma selecção das questões formuladas.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...