A análise revela que a política e o futebol são as “entidades” mais faladas. Apenas o crime consegue intrometer-se entre ambas.

No caso da política, “o Governo foi a organização mais falada pelos media portugueses, com mais de 200 mil referências (205.128, em concreto). O primeiro-ministro, António Costa, foi o nome mais recorrente nas notícias nacionais, tendo sido mencionado por 124.767 vezes”.

Os três “grandes” clubes de futebol, aparecem entre Governo e António Costa, sendo o Sport Lisboa e Benfica o vencedor deste “campeonato”.

Como refere o site Meios & Publicidade “os campeões nacionais foram analisadas num total de 182.191 peças jornalísticas, superando as 164.039 do Sporting Clube de Portugal e as 146.503 do Futebol Clube do Porto”.

Ainda na política, “encontramos o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em sexto lugar do ranking, com 111.156 menções, à frente do Partido Social Democrata (87.226) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), uma das poucas entidades de fora do mundo do futebol e da política que integram este ranking, devido às notícias publicadas sobre a “caça ao homem “a Pedro Dias, suspeito de matar duas pessoas em Aguiar da Beira, e que esteve em fuga 28 dias”.

O Partido Socialista, encerra a lista dos 10 primeiros do ranking, estando presente em 78.326 notícias.

À Assembleia da República, o órgão legislativo que assumiu particular relevância nesta legislatura, com 70.908 referências, seguem-se o Ministério das Finanças (70.000) e o Bloco de Esquerda, um dos partidos que suporta o atual Governo (66.070).

Já a Selecção Portuguesa de Futebol aparece no 13.º lugar da lista; os campeões europeus foram citados em 65.564 notícias.

Ainda de acordo com a informação difundida no site Meios & Publicidade “a Comissão Europeia, que tem  65.513 menções, é a única entidade internacional que integra a lista das mais faladas em 2016.

Por outro lado, no 15.º lugar da tabela encontramos a Polícia de Segurança Pública, com 62.259 referências. “O destaque que a PSP e GNR assumiram está também relacionado com a consolidação de meios de comunicação, que dão particular atenção ao mundo do crime, como é o caso da CMTV, que ao longo do ano se afirmou como o canal mais visto na televisão por cabo”, refere a mesma fonte.

De regresso à política, aparecem mais dois partidos, um que faz parte da chamada “Geringonça” – o Partido Comunista Português, com 60.123 alusões – e outro que se lhe opõe – o CDS/PP, com 59.823.

O líder da oposição, Pedro Passos Coelho, foi referenciado em 55.486 notícias”.

Finalmente, a polémica do salário do presidente da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, e a sua saída quatro meses depois de ter entrado em funções, bem como o processo de recapitalização, da Caixa Geral de Depósitos, foi um tema que teve presença assídua nas notícias, com 48.560 referências.

O ultimo lugar do top é ocupado por Cristiano Ronaldo. O vencedor da Bola de Ouro, e provavelmente o português mais famoso do mundo, foi falado em 47.136 notícias.