Plataformas indianas de notícias em dificuldades financeiras
Os agregadores de notícias indianos têm registado um enorme sucesso, com um auditório alargado a recorrer a essas aplicações, embora isso não signifique que as plataformas sejam sustentáveis.
A publicidade digital não tem sido suficiente para cobrir os custos de manutenção de alguns agregadores e falta um modelo de negócio que permita alcançar lucro. Muitas empresas chegam mesmo a dispensar as equipas de especialistas e de vendas, pois a rentabilidade ainda está por obter.
A título de exemplo, o “DailyHunt” e o “Inshorts”, dois dos maiores agregadores de notícias da Índia, têm tido um processo de financiamento lento, apesar de o número de “downloads” ser elevado. Os custos de aquisição pelos subscritores são dispendiosos e, embora o número de anunciantes seja crescente, esse aumento não se tem sido suficientemente eficaz.
Janeiro 20
Outro dos desafios destas plataformas passa por produzir conteúdos em todos os 22 idiomas regionais oficiais do país: embora haja um esforço de partilha em línguas vernáculas, o “push” das notícias está sempre redigido em inglês ou em hindi, o que afasta alguns potenciais investidores e utilizadores.
Para além disso, as plataformas não gerem capital suficiente para pagar aos jornais, o que leva as publicações a retirarem os conteúdos dos agregadores. Os jornais aderem a estas aplicações com a promessa de que receberão um “fee”, mas o compromisso nem sempre chega a bom porto. A receita digital da maioria das editoras não é suficientemente apreciável, o que motivou uma das maiores editoras indianas, a anular o contrato com o “DailyHunt”.
A imagem de uma criança palestiniana, que perdeu os braços quando fugia de um ataque israelita na faixa de Gaza, foi a fotografia vencedora do World Press Photo deste ano. A imagem foi registada...
O Columbia Journalism Review publicou um artigo que dá a conhecer a realidade vivida em Myanmar depois do sismo que atingiu o país. O terramoto foi a primeira grande catástrofe natural desde que a...
A Press Gazette publicou um artigo que dá a conhecer a RocaNews, uma start-up americana de notícias fundada em 2020 por três empreendedores na casa dos 20 anos. O objectivo é provar que o...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...