Plataforma noticiosa lança “newsletters” para servir jornalismo local em várias cidades
No final do ano passado, a plataforma “Axios” lançou uma iniciativa de jornalismo local, com seis “newsletters” dedicadas a comunidades dos Estados Unidos.
Agora, apenas seis meses após o seu lançamento, o projecto conta com cerca de 400 mil subscritores, e prepara-se para criar redacções em mais oito cidades.
Contudo, segundo indicou um artigo da “Press Gazette”, a ambição do editor-executivo da “Axios”, Jim VandeHei, não fica por aqui.
“Em princípio vamos escrever para, pelo menos, 50 cidades. Mas acredito que podemos chegar a 100”, afirmou VandeHei, em entrevista para a “Press Gazette”, acrescentando que tudo depende da viabilidade do modelo financeiro.
“Não há dúvida de que temos leitores suficientes nas 50-100 maiores cidades dos Estados Unidos para fazer um produto viável, financiado pela publicidade”, disse. “Espero que esse seja, também, o caso em localidades de menores dimensões”.
Posto isto, VandeHei acredita que, a longo prazo, o modelo da “Axios” pode ser replicado noutros países.
"Penso que os princípios que funcionam aqui funcionariam em qualquer comunidade local. As pessoas preocupam-se com o que está a acontecer com a política, os negócios ou a tecnologia. Portanto, penso que isso é aplicável globalmente", disse.
Junho 21
Além disso, VandeHei defende que os cidadãos continuam a interessar-se por notícias locais e que, por isso, este tipo de iniciativa tem tudo para ser viável
"A procura de notícias locais nunca morreu. Alguns jornais deixaram de funcionar, mas as pessoas querem saber o que está a acontecer perto da sua residência. Se pudermos ser uma fonte de notícias confiável, que pode ser consultada de forma acessível, acredito que seremos muito bem sucedidos”.
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