Plataforma noticiosa lança “newsletters” para servir jornalismo local em várias cidades
No final do ano passado, a plataforma “Axios” lançou uma iniciativa de jornalismo local, com seis “newsletters” dedicadas a comunidades dos Estados Unidos.
Agora, apenas seis meses após o seu lançamento, o projecto conta com cerca de 400 mil subscritores, e prepara-se para criar redacções em mais oito cidades.
Contudo, segundo indicou um artigo da “Press Gazette”, a ambição do editor-executivo da “Axios”, Jim VandeHei, não fica por aqui.
“Em princípio vamos escrever para, pelo menos, 50 cidades. Mas acredito que podemos chegar a 100”, afirmou VandeHei, em entrevista para a “Press Gazette”, acrescentando que tudo depende da viabilidade do modelo financeiro.
“Não há dúvida de que temos leitores suficientes nas 50-100 maiores cidades dos Estados Unidos para fazer um produto viável, financiado pela publicidade”, disse. “Espero que esse seja, também, o caso em localidades de menores dimensões”.
Posto isto, VandeHei acredita que, a longo prazo, o modelo da “Axios” pode ser replicado noutros países.
"Penso que os princípios que funcionam aqui funcionariam em qualquer comunidade local. As pessoas preocupam-se com o que está a acontecer com a política, os negócios ou a tecnologia. Portanto, penso que isso é aplicável globalmente", disse.
Junho 21
Além disso, VandeHei defende que os cidadãos continuam a interessar-se por notícias locais e que, por isso, este tipo de iniciativa tem tudo para ser viável
"A procura de notícias locais nunca morreu. Alguns jornais deixaram de funcionar, mas as pessoas querem saber o que está a acontecer perto da sua residência. Se pudermos ser uma fonte de notícias confiável, que pode ser consultada de forma acessível, acredito que seremos muito bem sucedidos”.
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
O projecto Better News, do American Press Institute, que dissemina projectos inovadores ou experimentais que possam beneficiar a indústria dos media, partilhou recentemente uma nova estratégia:...
Os desafios que surgiram nos últimos 20 anos no sector da comunicação social, desde o impacto das novas tecnologias até ao aumento da desconfiança do público, exigem que as organizações de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...