A plataforma Medium tem um novo CEO, Tony Stubblebine, o segundo CEO da história da empresa. Stubblebine veio substituir Ev Williams de acordo com uma decisão tomada na empresa.
Hoje, a plataforma editorial não tem a mesma actividade que já desenvolveu no passado e, por isso, Casey Newton refere, na NiemanLab, três questões a ter em conta. “Quantos jornalistas e outros escritores serão capazes de ganhar a vida? Como é que o seu trabalho irá encontrar um público? E será que as plataformas em que operam encontrarão alguma vez estabilidade a longo prazo?”, questiona.
A estas questões, o novo CEO esclareceu que a Medium é um lugar onde os especialistas partilham os seus conhecimentos, dando espaço a quem tem algo a dizer “de vez em quando”, não tendo como objectivo criar uma plataforma pessoal para esse efeito.
Refere, também, que a plataforma é um espaço para quem ainda não tem uma audiência, podendo vir, assim, a construí-la. Para Stubblebine, os especialistas “estão mais interessados na audiência do que no dinheiro, porque ganham o seu dinheiro noutro lugar”.
A facilidade com que se faz uma publicação é um factor apontado como importante pelo CEO da empresa, visto que o futuro da Medium passará pela partilha de experiências “em primeira mão” por parte das pessoas, e não pelo jornalismo. Aliás, “o erro foi pensar que o jornalismo era onde a Medium iria brilhar”, refere.
Setembro 22
Casey Newton, secundando Stubblebine, realça todos os que escrevem na plataforma, como voluntários, já que o fazem de forma gratuita. No entanto, o novo CEO refere as oportunidades que a plataforma pode trazer a qualquer um dos colaboradores, pelo relevo que obtêm as suas peças.
Também, conforme explicou, “a Medium permite aos colaboradores ganhar dinheiro através do seu programa de parceiros”, numa fórmula baseada no tempo de leitura dispensado em cada um dos textos.
O modelo económico da empresa implica, no entanto, que, ao entrar um novo colaborador, o dinheiro que cada um recebe seja menor. Neste sentido, Tony Stubblebine reconheceu a necessidade de melhorar as políticas económicas, nomeadamente, no que toca aos escritores que angariam novos subscritores.
Casey Newton, porém, continua a preocupado com a remuneração dos autores, entre os quais jornalistas independentes, visto que, “extrair a quantidade máxima de valor dos colaboradores menos dispendiosos não é exactamente uma nova abordagem na edição digital, mas parece um pouco desfasada no tempo”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...