Casey Newton, secundando Stubblebine, realça todos os que escrevem na plataforma, como voluntários, já que o fazem de forma gratuita. No entanto, o novo CEO refere as oportunidades que a plataforma pode trazer a qualquer um dos colaboradores, pelo relevo que obtêm as suas peças.

Também, conforme explicou, “a Medium permite aos colaboradores ganhar dinheiro através do seu programa de parceiros”, numa fórmula baseada no tempo de leitura dispensado em cada um dos textos.

O modelo económico da empresa implica, no entanto, que, ao entrar um novo colaborador, o dinheiro que cada um recebe seja menor. Neste sentido, Tony Stubblebine reconheceu a necessidade de melhorar as políticas económicas, nomeadamente, no que toca aos escritores que angariam novos subscritores.

Casey Newton, porém, continua a preocupado com a remuneração dos autores, entre os quais jornalistas independentes, visto que, “extrair a quantidade máxima de valor dos colaboradores menos dispendiosos não é exactamente uma nova abordagem na edição digital, mas parece um pouco desfasada no tempo”.