Plataforma de “newsletters” locais conquista assinantes
A plataforma independente “6AM City” conseguiu distinguir-se, nos Estados Unidos, como um dos projectos de jornalismo local de maior sucesso.
Isto porque, depois de lançar, no Verão passado, 16 novas “newsletters” locais, a “6AM City” conseguiu alcançar o patamar de um milhão de assinantes.
Em entrevista para o “podcast” “Media Voices”, o COO – Chief Operating Officer da “6AM City'', Ryan Heafy, explicou que o crescimento da plataforma, lançada em 2016, foi conquistado graças à dedicação de toda a equipa.
“Os primeiros anos foram passados a refinar o nosso produto. Queríamos descobrir a melhor maneira de fazer o projecto, de o apresentar visualmente”, explicou. “Quando ficámos satisfeitos, em Julho do ano passado, expandimo-nos para 16 novas cidades”.
Assim, nos últimos seis meses, a 6AM city passou de oito para 24 mercados de notícias locais.
Outra chave para o sucesso, aponta Heafy, é a cuidadosa curadoria de conteúdo. “Fomos projectados para ser um mecanismo de ‘marketing’ para as cidades”, explicou Heafy. “Nós seleccionamos as temáticas mais relevantes, ajudando os assinantes a tornarem-se melhores cidadãos, mais envolvidos com a sua comunidade”.
“A nossa abordagem baseia-se num estilo de vida comunitário”, acrescentou aquele responsável.
Além disso, a 6AM City consegue atrair um grande número de seguidores, ao evitar artigos sobre questões criminais ou judiciais, comuns noutras publicações semelhantes. Da mesma forma, este projecto procura manter a neutralidade política e ideológica, partilhando as acções de todos os cidadãos.
Março 22
“Ao não filtrar tanto o conteúdo, ajudamos as pessoas a perceberem como podem juntar-se a outros elementos da sua comunidade. Isto tem resultado numa grande melhoria a nível da economia local”.
Já do lado financeiro, uma das chaves do sucesso é manter o equilíbrio entre anunciantes locais e nacionais.
“É importante ter a certeza de que estamos a apoiar a comunidade local de forma eficaz”, enfatizou Heafy. "Os nossos leitores não costumam gostar de publicidade nacional, a menos que encontrem uma conexão com os produtos”.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...