Papa Francisco bate recordes nas redes sociais
Em meados de Março, bastou ao Papa Francisco divulgar pelo Instagram uma única fotografia, que o mostra a rezar, para atingir a marca de um milhão de assinantes. E isto em apenas doze horas, logo depois de ter inaugurado a sua conta. O que significa “23 novos assinantes por segundo, cerca de 1400 por minuto, e mais de 83 mil em meio dia”.
Segundo um artigo de Le Figaro, que aqui citamos, nem Justin Bieber, nem David Beckam tinham chegado tão longe e tão depressa. Em Maio do ano passado, Beckam tinha conseguido chegar ao milhão de fãs, mas em 24 horas... E mesmo Justin Bieber, que é seguido no Instagram por 63 milhões de pessoas, não foi tão rápido.
“Em seis dias, com dois vídeos e seis fotografias, @Franciscus já congrega mais de dois milhões de e-fiéis nesta plataforma e cada publicação que faz recolhe cerca de 200 mil likes.”
“E se não dispõe ainda de uma página oficial no Facebook, em contrapartida está muito presente no Twitter, o site das mini-mensagens. O Vaticano abriu lá nove contas, redigidas em nove línguas, que totalizam mais de 28 milhões de assinantes.” (...)
Nas redes sociais, “Francisco insufla uma dose de cultura pop e dirige mensagens que estão em contacto com os centros de interesse da juventude”, como explicava recentemente um site americano de informação.
“É testemunho disto o seu tweet durante o Mundial de Futebol: ‘A Taça do Mundo permitiu a pessoas de diferentes países e religiões estarem juntas. Que o desporto possa sempre promover esta cultura do encontro.’ É mais fácil convencer a geração em rede com 140 caracteres do que por meio de longos discursos...”
Mais informação no Le Figaro - Médias