Pandemia alterou percepção de jornalistas sobre os “media
Os jornalistas continuam a mostrar-se preocupados quanto aos efeitos da pandemia na profissão, revelou um estudo da empresa Muck Rack, que contou com a participação de 2500 colaboradores dos “media”.
De facto, cerca de 83% dos inquiridos afirmaram que a covid-19 está, ainda, a afectar o seu trabalho. Não obstante, quase um terço dos jornalistas acredita que as dificuldades enfrentadas na cobertura da pandemia veio aumentar a percepção de confiança dos “media”.
Como tal, quase 60% dos jornalistas disseram-se optimistas quanto à evolução da profissão dos próximos anos. Os colaboradores mais confiantes são aqueles que trabalham nas editorias de Beleza, Moda ou Religião. Por outro lado, os mais pessimistas escrevem sobre Clima e Eventos.
Da mesma forma, os inquiridos acreditam que poderão participar em mais eventos presenciais este ano, uma vez que as medidas de contenção da pandemia estão a ser levantadas.
Verifica-se, no entanto, uma maior predisposição para cobrir eventos “online”, que se popularizaram no primeiro confinamento.
Aliás, a pandemia levou alguns jornalistas a defenderem uma reforma do modelo de negócio dos “media”, com 44% dos profissionais a considerarem que a fórmula utilizada para a partilha de conteúdo está desactualizada. Os colaboradores mais críticos, neste âmbito, são aqueles que cobrem Tecnologia e Telecomunicações.
Março 22
Ainda assim, a maioria dos profissionais inquiridos disse trabalhar para títulos impressos, com apenas um terço dos jornalistas a colaborarem com publicações, exclusivamente digitais.
Além disso, os jornalistas continuam a preferir a consulta de informações através de outros “media” tradicionais, em detrimento dos conteúdos publicados nas redes sociais.
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