Os Media digitais vivem melhor com públicos restritos e fiéis

“O negócio dos media, hoje, trata da capacidade de tocar clientes potenciais com mensagens personalizadas e dirigidas a eles. Trata de identificar o reduzido número de pessoas que são realmente fãs da sua publicação, ou das estrelas na sua equipa. Trata de reforçar o apego emocional que as pessoas têm pela sua marca e missão.”
O autor cita um artigo recente em The Economist para sublinhar a fraqueza dos grandes números num caso concreto, o da aliás bem sucedida campanha de The Washington Post para atingir o milhão de assinaturas pagas da sua edição digital.
Este jornal verificou que os leitores mais susceptíveis de serem levados a fazer uma assinatura vinham ao site três vezes por mês. Mas quantos, dos cerca de 90 milhões de visitantes únicos, vinham com essa frequência? Apenas 15%, o que significa que os outros 85% chegam ao site “por uma referência pontual, ou talvez por acidente”.
Agora dois exemplos dos pequenos números:
“Os 22.000 ‘parceiros’ que pagam 60 euros por ano pela assinatura de eldiario.es, em Espanha, representam quase 40% da sua receita, mas menos do que um por cento do total dos seus utentes únicos.”
“Os dois milhões e meio de assinantes da edição digital de The New York Times representam menos de três por cento do total dos seus utentes, mas estão agora a gerar mais receita do que a publicidade no papel, o que é um marco histórico.”
E James Breiner afirma ainda:
“Para as mais pequenas publicações digitais, o caminho para a sustentabilidade depende de conseguirem converter uma elevada percentagem da sua audiência numa comunidade de utentes leais, fãs, produtores de conteúdos e contribuintes, mais do que assinantes.”
“A lógica do jornalismo como serviço público, mais do que como negócio, significa que os editores precisam de recrutar seguidores que acreditam na sua missão, mais do que assinantes que pagam apenas por um serviço. O apoio financeiro precisa de brotar de uma ligação emocional mais do que de uma mera transacção económica.” (...)
O seu artigo, na íntegra, na IJNet. Mais informação sobre James Breiner. As contas de eldiario.es, agora com cinco anos de vida.