Onde se preconiza a alteração do modelo de negócio da indústria jornalística “devastada”
O sector mediático precisa de ser reiniciado, uma vez que as (pequenas) reformas já não são suficientes para recuperar as perdas registadas no âmbito da pandemia e da alteração do modelo de negócio, considerou Miguel Ormaetxea num artigo publicado no “site” “Media-tics”.
Neste sentido, Ormaetxea defende que existem quatro medidas cruciais a serem aplicadas pelas empresas jornalísticas, com o objectivo de “reinventar uma indústria devastada”.
Em primeiro lugar, o autor sublinha que os títulos de informação devem continuar a valorizar o melhor do “antigo jornalismo”. Isto é: a informação de qualidade, verificada, imparcial e independente.
Ormaetxea destaca que existem, já, alguns jornais de língua inglesa que conseguiram apostar nesta vertente. Contudo, os títulos hispanófonos parecem estar atrasados na reestruturação do nível de qualidade da informação que produzem, afirma o autor.
O autor sublinha, neste âmbito, a importância de oferecer artigos e reportagens pormenorizados, com dados exclusivos, que permitam aos jornais distinguirem-se da concorrência.
Em terceiro lugar, Ormaetxea defende que as publicações mediáticas devem optar por um modelo sem publicidade, e sem patrocínios de outras empresas, de forma a assegurar a sua independência, e livrarem-se da interferência de terceiros no seu conteúdo.
Dezembro 21
Por fim, outra das medidas preconizadas pelo autor é a criação de uma nova aliança entre os jornalistas e a tecnologia, para que os “media” consigam acompanhar a evolução da era digital, e continuar a satisfazer as necessidades dos consumidores.
Ormaetxea acredita que, ao seguirem estes passos, as publicações mediáticas conseguirão entrar numa nova era, reiniciando a sua relação com o mercado e com os leitores.
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...
A directora executiva da BBC News, Deborah Turness, afirma que o alcance da empresa tem estado a “desafiar a gravidade” e que, por isso, a tecnologia deve ser usada para “apoiar e acelerar o...
O Relatório sobre a Liberdade de Imprensa na Europa 2024: Confronting Political Pressure, Disinformation and the Erosion of Media Independence, que promove a protecção do jornalismo e a segurança...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...