Onde se defende que o futuro da imprensa passa pelo jornalismo local
O novo panorama da comunicação transformou o jornalismo local na melhor alternativa para responder às necessidades informativas da sociedade digital, considerou Carlos Castilho num artigo partilhado no “Observatório da Imprensa”, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Segundo Castilho, isto acontece porque, actualmente, existe uma grande diversidade de informação, que confunde os leitores, distanciando-os dos factos realmente úteis, que ajudam a formar opiniões estruturadas, e a tomar decisões inteligentes.
Como tal, o jornalismo local surge como uma resposta ideal, que cobre os eventos de uma determinada região, respondendo às questões da comunidade.
Além disso, ao oferecer artigos de interesse público, os títulos regionais conseguem captar a atenção de uma maior audiência, que demonstrará interesse em pagar pelo acesso a este tipo de conteúdo.
Desta forma, continuou o autor, os jornais locais conquistarão receitas de subscrição, ultrapassando um dos maiores desafios da era digital: a dificuldade em alcançar a sustentabilidade financeira.
No entanto, alertou o articulista, os modelos de sustentabilidade irão variar, uma vez que cada projecto tem as suas próprias características.
As considerações de Castilho são, aliás, sustentadas por alguns estudos recentes, que demonstram que os habitantes de pequenas e médias cidades procuram informações para resolverem “problemas concretos e não apenas pelo prazer de consumir”.
Ou seja, nestas regiões, o grande parâmetro para definir a utilidade de uma notícia é a sua função na comunidade.
Contudo, para que as notícias locais sejam, de facto, bem-sucedidas, os jornalistas terão de alterar o seu “modus operandi”, passando a ouvir as opiniões do público, e adaptando o seu trabalho consoante os interesses das audiências.
Maio 22
Neste contexto, afirmou Castilho, a confiança é essencial. O público deve acreditar na capacidade e empenho profissional dos colaboradores dos “media”. Por sua vez, os jornalistas têm de confiar nos relatos fornecidos pelos membros da comunidade.
Assim, com a combinação dos três factores mencionados pelo autor – notícia, confiança, e sustentabilidade – os jornais locais conseguirão “alimentar a agenda de discussões da comunidade”.
Por sua vez, o jornalista assume-se como um elemento essencial, indispensável para os cidadãos que queiram participar, activamente, na vida cívica.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...