Observatório dos novos Media nasce em espanhol sem fronteiras
Este novo instrumento é, portanto, um directório, ou um censo que apresenta os novos meios digitais na língua espanhola. Segundo notícia da Asociación de la Prensa de Madrid - com a qual mantemos um acordo de parceria - os mesmos são classificados por área temática (32 até agora) e “geolocalizados para detectar zonas de influência”. Esta ferramenta aparece agora, como afirmou Marga Cabrera, com o objectivo de “analisar e investigar como são os novos media em espanhol”.
“A plataforma facilita a incorporação de novos meios, preenchendo um formulário. A inclusão não é imediata, mas requer uma supervisão em que se comprova se o meio apresentado cumpre determinados critérios estabelecidos, como o de ser digital, actualizar-se com uma certa periodicidade, ter actividade nas redes sociais, estar escrito em espanhol e ter, pelo menos, seis meses de antiguidade” - como comentou Coke Murillo, o director de conteúdos do Observatório.
“Na origem deste projecto, financiado pela Fundação BBVA, encontra-se uma equipa multidisciplinar integrada por especialistas em investigação, documentação, big data, geodésia, programação, design, jornalismo e comunicação.”
Mais informação na APM, no site do Observatório e na Fundação BBVA