Este novo instrumento é, portanto, um directório, ou um censo que apresenta os novos meios digitais na língua espanhola. Segundo notícia da Asociación de la Prensa de Madrid  - com a qual mantemos um acordo de parceria -  os mesmos são classificados por área temática (32 até agora) e “geolocalizados para detectar zonas de influência”. Esta ferramenta aparece agora, como afirmou Marga Cabrera, com o objectivo de “analisar e investigar como são os novos media em espanhol”.

“A plataforma facilita a incorporação de novos meios, preenchendo um formulário. A inclusão não é imediata, mas requer uma supervisão em que se comprova se o meio apresentado cumpre determinados critérios estabelecidos, como o de ser digital, actualizar-se com uma certa periodicidade, ter actividade nas redes sociais, estar escrito em espanhol e ter, pelo menos, seis meses de antiguidade”  -  como comentou Coke Murillo, o director de conteúdos do Observatório.

“Na origem deste projecto, financiado pela Fundação BBVA, encontra-se uma equipa multidisciplinar integrada por especialistas em investigação, documentação, big data, geodésia, programação, design, jornalismo e comunicação.”

 

Mais informação na APM, no site do Observatório e na Fundação BBVA