O “renascimento” do jornalismo “tablóide” na era digital
O ano em curso ficou marcado pela pandemia e pelo consequente confinamento, que levou os cidadãos a dedicarem mais tempo aos conteúdos informativos e às redes sociais.
A população recuperou alguma confiança nos “media” e, ao mesmo tempo, passou a prestar mais atenção à vida das celebridades, que começaram a partilhar as actividades realizadas em isolamento social.
Esta tendência veio, assim, impulsionar um novo modelo de “jornalismo tablóide”, assente em submissões anónimas, notou Joseph Longo, num artigo publicado da revista “Mel Magazine”.
A título de exemplo, a conta de Instagram “DeuxMoi” ganhou popularidade. Apesar de a maior parte do conteúdo ser, provavelmente, falso, a plataforma permite que as celebridades se defendam das acusações, criando um “palco democrático”.
Este não é, contudo, um movimento exclusivo das redes sociais. Mesmo os jornais mais conceituados como o “New York Times” passaram a falar da vida dos seus colaboradores.
O colunista de “media” daquele jornal nova-iorquino, Ben Smith, dedicou-se a reportar sobre os escândalos que marcaram o sector. Em Outubro, por exemplo, o jornalista acusou a repórter Rukmini Callimachi, responsável pelo “podcast” “Caliphate”, de não confirmar a informação.
Smith opõem-se, porém, à ideia de que o seu trabalho possa ser classificado enquanto “mexericos”, que associa a algo pejorativo.
Novembro 20
Por outro lado, a escritora Allie Jones, que edita a “newsletter” “Gossip Time”, tem outra filosofia: os “mexericos” podem ser, extremamente, úteis para as reportagens políticas.
Isto porque os “rumores” podem resultar em investigações aprofundadas, com valor jornalístico.
Está, assim, a criar-se um novo modelo de jornalismo tablóide, com uma linha editorial menos agressiva, assente naquilo que as próprias celebridades procurar transmitir ao público.
As revistas tradicionais continuam activas, mas focando-se nas acções das “estrelas das redes sociais”, que não conseguem transmitir o seu ponto de vista em publicações conceituadas.
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