Francisco Pinto Balsemão
Comemorar 40 anos da fundação do Clube Português de Imprensa traz-nos à memória o grupo de fundadores, entre os quais me conto, e a saudade pelos que partiram.É, de qualquer modo, importante comemorar e congratularmo-nos pelo que de bom se fez e continua a fazer. Desde logo, conferindo a justeza das ações desenvolvidas com o objetivo estatutário de “promover a defesa do papel da imprensa, escrita e falada, na sociedade portuguesa”, o que efetivamente se cumpriu e continua a cumprir nas múltiplas iniciativas, das quais relevo o lançamento dos Prémios de Jornalismo, bem como a participação no Prémio Europeu Helena Vaz da Silva, em parceria com o Centro Nacional de Cultura, assim como encontros, jantares-debate, conferências onde se reflete sobre o país, e especialmente, os media e jornalismo.Há 40 anos, davam-se os primeiros passos no que viria a ser a explosão das novas tecnologias; hoje, “a defesa da imprensa escrita e falada”, espalha-se por uma imensidão de campos de batalha onde os verdadeiros meios de Comunicação Social se confrontam com os falsos meios que proliferam na net ou suportados em grandes plataformas, enquanto os jornalistas profissionais se debatem com as fake news e as enxurradas de lixo que os falsos jornalistas fazem correr nas redes sociais. Ao mesmo tempo, os editores assistem indefesos ao esbulho dos seus conteúdos por piratas organizados em grandes redes e/ou algumas plataformas poderosas, cuja riqueza acumulada as parece tornar imunes perante a Justiça.
Março 21
Tudo o que é novo é mau? Longe disso. O que importa é pôr ordem no mercado dos meios, por forma a distinguir o trigo do joio e evitar que os direitos de quem produz sejam vilipendiados impunemente.
Uma palavra de apreço à atual Direção e ao seu Presidente Dinis de Abreu pelo trabalho que continuam a desenvolver, ultimamente com crescente exposição através do site, numa altura em que as duas crises económicas e de saúde se cruzam e combinam para tornar tudo mais difícil.
Mais de metade dos jornalistas inquiridos num estudo recente afirmaram já ter considerado deixar o seu trabalho por motivos de exaustão ou mesmo de burnout. Os dados estão disponíveis num...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
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Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...