O projecto #Colabora do Brasil vai de vento em popa
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Com 84% do total das receitas, a vertente comercial, é um factor crucial na sustentabilidade da iniciativa do projecto.
O modelo seguido inspirou-se no Texas Tribune, que tem patrocínios, financiamento de fundações, publicidade e realiza eventos como o Festival do Texas.
Vivianne Cohen, especialista em fidelização da audiência revela duas novidades a lançar este ano. A primeira , é a mudança das editorias para os 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A outra é a criação da bolsa #Colabora de reportagem, com 125 inscritos, de onde vão sair quatro vencedores, que receberão 5 mil reais para produzir as suas reportagens. Na selecção, foi dada prioridade a propostas de trabalho a realizar em áreas, onde não há jornalismo profissional.
O site tem cinco grandes objectivos. Produzir conteúdos de qualidade, ampliar o share of mind, conseguir que pessoas pensem no #Colabora, quando pensarem em sustentabilidade, audiência e receita. O quinto item é o propósito.
Fazer jornalismo com um propósito, esse é o objectivo, afirmou Vieira que, acrescenta, “queremos que isso aqui aconteça”, é importante. Qual é o legado e o benefício para a sociedade? Se não tivermos isso, o resto não faz sentido”.
O fundador projecta fechar 2019, com uma facturação de quase um milhão e oitocentos mil reais e com um superavit de 5%. Como se trata de um órgão de informação sem fins lucrativos, toda a receita é investida no próprio site.
(Mais informação no Observatório da Imprensa, Brasil)