Uma dessas exposições,  a Queermuseum, chegou a ser cancelada pelo Santander Cultural em Porto Alegre. Outra, a intitulada “Panorama da Arte Brasileira”,  no Museu de Arte Moderna, em São Paulo, foi criticada nas redes sociais por “violações fantasiosas da Constituição”. 

Segundo o autor, “o mais impressionante e positivo é que poucos foram os momentos recentes do jornalismo cultural brasileiro em que a cobertura profissional tenha sido tão importante quanto agora. (...) A defesa pela liberdade artística e de expressão uniu, numa mesma arena, veículos tão distintos quanto Carta Capital e Veja, chamando a proibição ou condenação das mostras de uma volta à idade das trevas”. (...) 

Depois de citar casos concretos da campanha acusatória contra as referidas exposições, bem como, do outro lado, os muitos “que se posicionaram contra a censura do Estado e de movimentos como o MBL, tanto para a mostra do Santander Cultural quanto para a do MAM de São Paulo” Franthiesco Ballerini escreve: 

“Acusar a Imprensa de ser tendenciosa e parcial é dizer o óbvio. Sim, é uma cobertura tendenciosa e parcial. Primeiro, porque não existe imparcialidade da Imprensa, o que existe são coberturas irresponsáveis que ouvem apenas um lado da história. Mas ouvir todos os lados nem de longe significa ser imparcial. É tendenciosa a favor de um bastião sagrado da própria Imprensa: a liberdade de expressão, que fora reconquistada após mais de duas décadas de trevas militares.” (...) 

“A cobertura do jornalismo cultural de artes visuais foi, portanto, exemplar, profissional, extensa e profunda em sua maioria das vezes. O que mostra a importância máxima dos leitores, ouvintes e telespectadores de investir seu tempo de lazer e informação com especialistas na área, fugindo de amadores que não entendem de artes plásticas, mas, sim, de atirar opiniões apressadas, agarrando-se em trechos soltos da Bíblia ou da Constituição para defender o boicote à arte.” (...) 

“Portanto, essa é a boa notícia: artistas, que em seus tempos foram condenados por pessoas que se sentiam ofendidas por suas obras de arte, estão estampados em museus que recebem visitas diárias de crianças e adultos. Artistas de tempos em que a Imprensa não se posicionava tão abertamente a favor deles. Já seus censores, por sua vez, morreram na História, ninguém os valoriza, ninguém os exibe. (...) A vitória definitivamente não foi e não será das trevas.”

 

O texto de Franthiesco Ballerini, na íntegra, no Observatório da Imprensa do Brasil