O jornalismo no Brasil confrontado com o processo de vacinação contra a covid
Em contexto de pandemia, os jornalistas devem colocar-se no lugar do leitor, procurando responder às suas principais questões e inquietações, segundo indicou Carlos Wagner num artigo publicado, originalmente, no “blog” “Histórias mal Contadas”, e reproduzido no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Nesta peça, o autor refere-se, concretamente, ao processo de vacinação contra a covid-19 no Brasil, onde mais de um milhão de cidadãos não compareceram para receber a segunda dose da inoculação.
Segundo recordou Wagner, a maioria dos jornais tem-se cingido a relatar os factos e a reproduzir dados estatísticos, quando esta história requer uma maior contextualização.
O autor sugere, assim, que os jornalistas criem uma narrativa, uma história, de forma a envolverem os leitores na realidade pandémica do Brasil, explicando que esta realidade tem vindo a afectar milhões de cidadãos.
Aliás, no Brasil, mais de três mil pessoas morrem diariamente de Covid, as redes de hospitais públicos e privados colapsaram, faltam “kits” de entubação, há carência de oxigênio hospitalar e as unidades de cuidados intensivos estão lotadas.
Além disso, começam a ser levantadas diversas hipóteses para a ausência dos pacientes, entre as quais morte, falta de transporte no caso dos acamados e medo provocado pelas “fake news”.
E, acima de tudo, existem, agora, relatos do desaparecimento de vacinas para a segunda dose em várias pequenas cidades do interior, principalmente nos Estados do Sul do Brasil.
Abril 21
Posto isto, o autor defende que as redacções deveriam promover reportagens de investigação, de forma a responder às dúvidas que têm vindo a ser levantadas pelos cidadãos brasileiros.
Wagner admite que este tipo de reportagens exige investimento, já que os jornalistas têm de sair da redacção e deslocar-se a vários locais, de forma a apurar os factos.
Contudo, esta aposta impulsionaria, substancialmente, a reputação dos jornais, com qualquer esforço financeiro extraordinário a ser recompensado pelo crescimento do número de leitores e assinantes.
À medida que a guerra Israel-Hamas se desenrola, os jornalistas devem estar preparados para relatar de forma ética e exacta os seus desenvolvimentos e é por isso que Emma Manring compilou, num...
Num artigo de opinião, Richard J. Tofel – diretor da Gallatin Advisory, uma consultora de jornalismo, e ex-presidente da ProPublica – celebra o fracasso das redacções digitais, destacando a...
Um relatório divulgado pelo Pew Research Center, indica que, apesar de estar a separar-se cada vez mais das notícias, o Facebook continua a ser a principal fonte de consumo de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...