Durante a conferência, Ignacio Rojas, CEO do Grupo Peldaño, disse concordar com o parecer de Rodríguez, considerando que os “media” impressos "continuarão a reinventar-se, continuarão a evoluir e, sem dúvida, são complementares à digitalização. Rojas insistiu que a imprensa escrita continuará a desempenhar um papel muito importante no mundo da comunicação.


Aqueles responsáveis defenderam, ainda, que trabalho dos profissionais da informação são uma parte fundamental da reinvenção dos meios de comunicação impressos. "O papel que o jornalista desempenha nestas edições é essencial; sem jornalismo, sem conteúdo, o papel é apenas algo vazio”, disse Andrés Rodríguez.


Por seu lado, Ignacio Rojas acrescentou que os jornalistas devem ter uma formação adequada, conforme exigido pelo mercado da comunicação: "devem saber comunicar através de novos canais, novos formatos e lidar com ferramentas tecnológicas", mas não pode haver "nenhuma reinvenção se por detrás de um projecto de comunicação não houver um bom jornalista”.