O jornalismo é cada vez mais uma actividade multidisciplinar
A era digital veio alterar o papel do repórter que depende, agora, de um conjunto de outros profissionais especializados, que o ajudam a corresponder às expectativas dos leitores contemporâneos, escreveu Carlos Castilho num texto publicado no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Além disso -- sustentou o autor -- o jornalismo é, cada vez mais, uma área multidisciplinar. Os novos consumidores deixaram de contentar-se apenas com texto, exigindo gráficos interactivos, imagens em 3D e vídeos dos acontecimentos em causa.
Há, ainda, leitores que procuram o modelo tradicional do jornalismo, aquele ao qual foram habituados, mas o sector está em transformação.
Até agora, determinar a noticiabilidade de um evento dependia de um conjunto de princípios pré-estabelecidos, entre os quais predominava a preocupação com o fortalecimento da democracia e a capacidade de gerar receitas.
No entanto, a nova realidade impõe uma mudança de foco sem, necessariamente, implicar o abandono dos valores deontológicos.
Julho 20
Os investigadores do jornalismo sustentam, por exemplo, a aplicação da Teoria da Prática, que sugere a abordagem de um tema, sem ideias pré-concebidas.
Tudo isto levanta, contudo, algumas preocupações.
Enquanto os comportamentos, normas e valores herdados da “era analógica” impõem uma formatação rígida dos conteúdos estabelecida nos manuais de redacção, a partilha de informações via redes sociais é vulnerável a distorções, desinformação e “fake news”, porque as pessoas deixaram de focar-se no conteúdo.
Na verdade, estamos a assistir a uma inversão total de valores: o jornalismo clássico preocupava-se com conteúdos, mas descuidou a interacção, enquanto as redes sociais fizeram o inverso. O que se perde no meio deste paradoxo é o jornalismo.
Assim, Castilho defende a importância de rever o que definimos como “media”, procurando um novo formato narrativo, coerente com os novos formatos de comunicação criados pela internet.
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