O jornalismo como “salva-vidas” na “tempestade” da desinformação
A era digital veio alterar o panorama informativo mundial, ao disponibilizar um grande número de conteúdos mediáticos a custo zero.
Com isto, o jornalismo perdeu algum do seu valor financeiro, mas assumiu-se como um verdadeiro barco salva-vidas, numa “tempestade” de desinformação, em que as “teorias da conspiração” são consideradas mais relevantes do que os factos.
Este é, pelo menos, o ponto de vista do jornalista Carlos Castilho, exposto num artigo publicado, originalmente, na plataforma “Medium” e reproduzido no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Segundo recordou Castilho, as novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TICs) vieram alterar, radicalmente, o quadro tradicional dos “media”, em que as notícias eram consideradas uma “commodity”, passível de compra e venda.
Ora, com a chegada dos computadores portáteis e da internet, o valor da notícia ficou, radicalmente, reduzido. Isto porque, além de permitirem o acesso à informação -- que deixou de ser exclusivo dos jornalistas -- os dispositivos electrónicos facilitam a reprodução de textos, fotografias e vídeos.
As redes sociais vieram, mais tarde, agravar a situação -- recordou o autor -- ao utilizarem, livremente, os conteúdos dos “media”, sem a devida compensação financeira (um cenário que está, agora, a ser alterado em países como a França e a Austrália).
Castilho sublinha, da mesma forma, que perante esta nova conjuntura social e económica, a imprensa começou a perder a sua importância aos olhos do público, o que resultou na queda acentuada de receitas e, em alguns casos, no encerramento de redacções.
Além disso, registaram-se perdas no âmbito intelectual, já que a produção jornalística começou a ser considerada banal.
Porém -- recordou Castilho -- as notícias continuam a ser a verdadeira porta para o conhecimento e para a formação de opinião.
Fevereiro 21
Isto verificou-se, por exemplo, com a chegada da crise pandémica, altura em que o trabalho dos jornalistas foi essencial para a saúde pública e para a segurança de todos os cidadãos.
Posto isto, o autor considera que “se antes a notícia era basicamente uma mercadoria, na era digital passa a ser a chave para atrair a atenção das pessoas num mar de informações”
“Toda a produção de conhecimentos, a base das inovações na economia digital, começa quando um dado, facto ou evento inédito atrai a atenção de uma pessoa”..
Por isso, apesar de todos os desafios enfrentados, o jornalismo está a assumir “um novo valor, baseado na sua futura importância estratégica para a ordem social, política e económica global, que supera, de longe, sua função actual, como mera ‘commodity’ comercializável”.
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...