O jornal “Açoriano Oriental” completa em Abril 185 anos
Assim como outros títulos daquela região autónoma, o “Açoriano Oriental” aposta “numa informação diversificada, assente na diversidade das realidades regionais, sem perder de vista os espaços universais em que as mesmas estão inseridas”.
O sucesso do “Açoriano Oriental” passa, não só, pela celebração e manutenção dos ideais do passado mas, igualmente, pela preocupação do futuro. Recorde-se que no editorial que publicou o ano passado, para assinalar a efeméride, era manifesta a preocupação com a crise da imprensa e com o problema da literacia mediática.
Assim, o jornal “tem procurado fazer parte da solução ao criar parcerias com diversas escolas de São Miguel e que agora irá ser alargada às restantes ilhas, no sentido de fomentar a leitura de notícias, perceber como funcionam os jornais e a importância da notícia séria e isenta por oposição às notícias manipuladas, servidas pela generalidade das plataformas digitais”.
O “Açoriano Oriental”, ao longo da sua existência, “ passou por várias vicissitudes, teve diversas orientações mas a todas sobreviveu”. Em novembro de 1996, foi integrado na empresa Açormedia, constituída a partir dos acionistas da Impraçor, aos quais se juntou o Grupo Lusomundo, presentemente GlobalMedia. Assim se mantém, “numa linha editorial de liberdade, rigor e isenção política e económica”.
O “Açoriano Oriental” garante que são esses os compromissos que asseguram “uma prestigiante situação de jornal de referência e a liderança da imprensa diária açoriana”.
A distinta história do jornal foi, aliás, reconhecida ao ser-lhe atribuído, em 1989, o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.