O impacto da pandemia no jornalismo e o risco global de um “evento de extinção”
O jornalismo enfrenta um nível de ameaças sem precedentes, incluindo um possível "evento de extinção" que deve ser abordado com urgência, revelou o relatório "Jornalismo e Pandemias: Um instantâneo global de impactos", citado por Miguel Ormaetxea num artigo publicado no “site” “Media-tics”.
As conclusões basearam-se nas respostas de um inquérito, realizado junto de 1400 jornalistas.
De acordo com o estudo, a pandemia está a afectar, gravemente, o jornalismo, ao acelerar a quebra nas receitas de publicidade e de circulação, que estão na base na instabilidade financeira de muitos títulos.
Cerca de 17% dos inquiridos disse que as receitas das suas empresas caíram mais de 75% por cento durante os primeiros três meses da pandemia e, além disso, quase 90% dos jornalistas apontou que o empregador tinha implementado medidas de contenção de custos.
Aliás, a maioria dos jornalistas referiu que a maior necessidade dos “media” passa pela a obtenção de financiamento para cobrir custos operacionais.
Por outro lado, o aumento da partilha de conteúdos falsos tem dificultado o trabalho de 28% dos inquiridos, que dizem detectar “fake news” várias vezes por dia. Segundo indicaram os jornalistas, as principais fontes de desinformação são o Facebook (66%), seguido pelo Twitter (42%) e o Whatsapp (35%).
Novembro 20
Da mesma forma, cerca de 46% dos profissionais disseram estar insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o combate aos conteúdos falsos.
Contudo, nem tudo são “más notícias”. O relatório revelou que 61% dos inquiridos estão mais empenhados na sua função, com cerca de 43% a considerar que o nível de confiança do público aumentou significativamente.
Os autores do relatório concluíram, assim, que é urgente incentivar financiamento por parte do organizações, para que os profissionais consigam continuar a dedicar-se a um jornalismo crítico e independente.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
Os jovens britânicos visitam mais os sites noticiosos do que aquilo que afirmam, revela um estudo da Newswork, que monitorizou o comportamento de consumo de notícias de quase mil jovens do Reino...
O Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou recentemente um estudo sobre o “papel das plataformas digitais nos ambientes mediáticos contemporâneos”, bem...
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio...
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco. De...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...