Por outro lado, "a necessidade de poupança de custos será outro factor que contribuirá para o trabalho à distância e para a supressão de deslocações e viagens desnecessárias". O trabalho no sector será mais flexível. Esta realidade não impedirá, contudo, que os jornalistas sejam, frequentemente, mais solicitados a desenvolver o seu labor fora das redacções, actuando em jornalismo de investigação, cada vez mais desejado. 


Paralelamente à transformação digital, os “media” terão de diversificar os seus modelos de negócio. O modelo de publicidade terá, também, de ser revisto. As assinaturas digitais e a lealdade dos leitores será mais relevante do que nunca.


E, assim, é provável que os “media” comecem a investir na criação de novos produtos informativos, como “podcasts” e “newsletters”. Todas as ofertas serão, altamente pormenorizadas e especializadas, já que o público passou a apreciar jornalismo de “profundidade”, desvalorizando trabalhos superficiais.