O “Guardian” troca suplemente “Weekend” pela revista “Saturday”
O “Guardian” prepara-se para lançar uma nova aposta editorial, transformando o suplemento de fim-de-semana “Weekend”, numa nova revista, a “Saturday”, colocando um ponto final numa revolução iniciada em 1988.
Segundo recordou aquele jornal britânico num “artigo de despedida”, o suplemento “Weekend” foi lançado no final da década de 1980, depois de o “Independent” ter criado uma revista semanal, como forma de colmatar a quebra de circulação registada aos sábados.
Temendo perder leitores para o “Independent”, a direcção editorial do “Guardian” aceitou experimentar um formato “tablóide”, cuja primeira capa dizia respeito a uma reportagem do colunista Richard Boston, que foi para o Sul de França viver com naturistas.
Desta forma, o “Guardian” passou a distribuir um suplemento de tom informal e lúdico, o que surtiu resultados positivos de forma quase imediata.
Além disso, as capas daquela aposta editorial distinguiam-se de todas as outras, já que apostavam em imagens disruptivas.
“Eram como uma peça de arte. Havia alguma coisa de importante sobre a totalidade da capa, sobre o facto de incluir apenas uma imagem e mais nada. Sentimos que foi impactante”, disse Simon Hattenstone, que foi o principal entrevistador da revista durante décadas. “Prendia-se com a criatividade tipográfica, uma boa escolha fotográfica e com recortes engenhosos. Devemos muito disto a Maggie Murphy, que tem uma mente jornalística brilhante”.Em 2000, a editora Katharine Viner promoveu o renascimento da revista, aumentando o número de páginas para 184, um recorde para qualquer suplemento noticioso britânico.
Setembro 21
A nova versão da revista incluía colunas de “lifestyle” e dicas de beleza. Além disso, as edições semanais do suplementos exibiram o trabalho de diversos fotojornalistas de renome internacional, tais como Sebastião Salgado e David Bailey.
Outra das apostas da “Weekend” passou pela entrevista a diversas personalidades do cinema e da música, que eram convidadas a posar de forma inovadora para a fotografia de capa. A título de exemplo, a escritora Coleen Rooney foi transformada na “Rapariga do Brilho de Pérola” de Johannes Vermeer.
Agora, com quase 33 anos e 1700 edições após o seu lançamento, a edição final da “Weekend” vai ter o ‘chef’ Yotam Ottolenghi como a “última estrela” das suas capas.
"Em comparação com as capas de hoje, a primeira edição parece muito draconiana e primitiva", disse o editor da revista, Alan Rusbridger. "Mas foi o início de algo especial".
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