Novo Museu das Notícias no centro histórico de Sintra

O novo espaço foi visitado pelo Presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, que experimentou vários desses meios e declarou que que o museu "será uma grande mais-valia", não só para a vila mas também para o País.
O Museu das Notícias, dos Media e da Comunicação, ocupa as antigas instalações do Museu do Brinquedo, num imóvel que o Município cedeu por 20 anos a uma associação criada por Luís Paixão Martins, antigo jornalista e empresário do sector da comunicação. O seu director será Rodrigo Moita de Deus.
O equipamento terá mais de 25 módulos temáticos distribuídos pelos três andares do edifício, que pretende recordar "episódios da história de Portugal e do mundo, através da sua cobertura jornalística" e com uma "abordagem interactiva, que permite ao visitante não só ver, como também 'participar' nas estórias", explica uma nota do novo museu.
"Acho que o iArena, um 'lounge' que é uma espécie de iPad, com 67 metros quadrados, tem alguma evolução tecnológica da nossa parte", destacou Luís Paixão Martins, acrescentando que a sala, com um ecrã 'touch'" com uma visão a 360 graus, vai proporcionar "uma grande dose de interactividade".
Uma torre metálica com 70 monitores (A Pirâmide de Babel), no acesso aos três pisos, estará ligada aos principais canais televisivos de notícias do mundo, a par da projecção de centenas de títulos em tempo real, na aplicação "último minuto", apresentando os assuntos da actualidade, com base nos media nacionais e internacionais.
O museu possui ainda um pequeno auditório e um espaço para emissões televisivas "em directo", áreas vocacionadas para as escolas, que Rodrigo Moita de Deus resume ter o objectivo de "fazer a literacia dos media" junto dos mais novos.
Mais informação no DN - Media