As redes sociais Tik Tok, Twitch e Telegram têm vindo a ganhar popularidade em Portugal, onde registaram um crescimento significativo no último ano, de acordo com o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” realizado pela Marktest.
Desta forma, indica o relatório, embora o Facebook continue a ser a rede social com maior notoriedade, o Tik Tok é a plataforma que mais cresceu desde 2020.
Ainda assim, os dados recolhidos identificam o Facebook como a rede social com mais referências espontâneas por parte dos inquiridos, ao ter sido identificada por 98,5% dos portugueses.
Este valor, indica a Marktest, “representa uma ligeira quebra face aos 99,6% de notoriedade verificados em 2020 e encurta a distância em relação à segunda rede mais citada, o Instagram”.
Na terceira posição continua a surgir o Twitter, com um índice de notoriedade espontânea de 57.5%, enquanto o TikTok, que foi analisado pela primeira vez em 2020, sobe ao quarto lugar com 32.2% de referências, o que, segundo o estudo, vem confirmar “a clara tendência de crescimento que vem apresentando no nosso país”.
A fechar o “top 5 “das redes sociais com maior notoriedade espontânea está o WhatsApp, com 27.5% das referências.
Ao nível da utilização das plataformas, o estudo demonstra que os portugueses têm, em média, contas criadas em seis redes sociais, duplicando a média verificada em 2011, primeiro ano do estudo.
Outubro 21
A liderar o índice de utilização está, igualmente, o Facebook, com 93.4% dos utilizadores de redes sociais a afirmarem ter perfil nesta rede, um crescimento de 1.2 pontos percentuais face a 2020.
Embora com menor expressão, o Twitch e Telegram destacam-se como as redes sociais cuja utilização em Portugal mais cresceu durante o último ano.
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