Novas “apps” recorrem a “wallpappers” para conquistar leitores
Perantes as alterações nos padrões de consumo mediático, as empresas jornalísticas começaram a reforçar a aposta em conteúdos digitais, bem como no desenvolvimento de aplicações móveis, para que os seus leitores pudessem consultar artigos noticiosos em qualquer altura, e em qualquer lugar.
Essas aplicações móveis, explicou Joshua Benton num artigo publicado no “Nieman Lab”, oferecem o mesmo conteúdo que os “sites” das publicações jornalísticas, mas num formato adaptado aos “smartphones”.
Além disso, estas “apps” alertam os utilizadores sempre que é publicado um artigo que possa ser do seu interesse, de forma a conquistar mais “clicks” e, consequentemente, maior investimento publicitário.
Contudo, alguns consumidores começaram a manifestar-se fatigados perante a grande quantidade de alertas diários, deixando, assim, de prestar atenção a este tipo de iniciativa.
Por isso mesmo, a publicação indiana “Glance!” desenvolveu uma nova estratégia. Agora, em vez de enviar notificações, este título modifica o fundo de telemóvel dos seus subscritores ao longo do dia, consoante as novidades noticiosas.
Conforme explicou a editora-executiva da “Glance!”, Christine Franciska, num artigo citado por Joshua Benton, “as alterações do ‘wallpaper’ do telemóvel oferecem um maior dinamismo”, e têm, por isso, maior probabilidade de captar o interesse dos subscritores.
Novembro 21
Segundo indicou Benton, esta ferramenta não foi desenvolvida a pensar nos ávidos consumidores de notícias, que dão prioridade à objectividade e actualidade, mas parece resultar junto do público “massificado”.
Aliás, graças às suas inovações, a “Glance!” conta, agora, com mais de 115 milhões de utilizadores activos, e está avaliada em cerca de mil milhões de dólares.
Perante estes resultados, as iniciativas da “Glance!” estão a ser replicadas por outras empresas mediáticas, como é o caso do Grupo Axel Springer.
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