Nova plataforma do Facebook apoia jornalismo comunitário
O Facebook lançou o “Bulletin”, uma plataforma de notícias locais, que reúne 25 projectos de jornalismo comunitário, incluindo “newsletters” e “podcasts”.
Segundo afirmou Sara Scire num artigo publicado no “Nieman Lab”, estes projectos funcionam de forma independente, e ajudam a combater os “desertos noticiosos” nos Estados Unidos, que tem vindo a aumentar perante quebra acentuada no número de jornais locais em circulação.
Além disso, a rede social está a financiar estas iniciativas através de “uma quota de licenciamento”, cujo valor não foi revelado. Os jornalistas podem, igualmente, partilhar os seus conteúdos noutras plataformas, se assim o desejarem.
Graças a esta iniciativa, o “Bulletin” tem vindo a ser elogiado pelos seus colaboradores, que procuram chegar a novas audiências e gerar algumas receitas através das suas iniciativas de jornalismo comunitário.
Em entrevista para o “Nieman Lab”, o jornalista texano Louis Amestoy , responsável pela “newsletter” “ Kerr County Lead”, disse apreciar, particularmente, a liberdade criativa associada a este formato.
“Quando analisamos instituições com história, percebemos que essas instituições não podem fugir ao seu próprio legado. Estão a lidar com problemas de circulação, com problemas de impressão, com problemas que os distraem do verdadeiro propósito de jornalismo”, disse Amestoy. “Essa é a maior liberdade de que eu usufruo: não me preocupar com os diversos processos administrativos associados à redacção de um jornal”.
Setembro 21
“Na verdade, queria libertar-me dos Grupos de ‘media’”, continuou Amestoy, que elogiou o Facebook pela iniciativa de “ajudar a combater os desertos noticiosos” e de informar os cidadãos que, durante muito tempo, “dependeram de redes de mensagens” para se manterem a par da actualidade comunitária.
Para já, a “Bulletin” disponibiliza, apenas, projectos em língua inglesa, cujos preços de subscrição variam entre os 50 e os 70 dólares anuais. Os assinantes têm, ainda, acesso a conteúdos exclusivos, grupos de debate e “chats” comunitários.
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
O projecto Better News, do American Press Institute, que dissemina projectos inovadores ou experimentais que possam beneficiar a indústria dos media, partilhou recentemente uma nova estratégia:...
Os desafios que surgiram nos últimos 20 anos no sector da comunicação social, desde o impacto das novas tecnologias até ao aumento da desconfiança do público, exigem que as organizações de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...