Nova geração de “boxes” permite televisão mais personalizada em alta definição 4K
O Europeu de Futebol não será, obviamente, estranho à estreia de novidades e à oportunidade que operadores e fabricantes espreitam, os primeiros lançando boxes mais sofisticadas e versáteis de apoio aos seus assinantes e os fabricantes aperfeiçoando os equipamentos que chegam ao mercado.
É o caso da NOS, um distribuidor português herdeiro da TV Cabo e da ZON, que acaba de anunciar um outro passo no sentido de viabilizar o que apelida de televisão personalizada, que permite mudar de canal e pesquisar conteúdos através da voz do utilizador.
Adoptou a denominação comercial UMA e, segundo o Jornal de Negócios, foi "treinada" para reconhecer diferentes sotaques. É possível procurar canais, programas ou filmes do videoclube apenas com a voz. Uma das opções é a pesquisa de conteúdos a partir do nome de um actor ou realizador.
O utilizador – revela ainda o mesmo jornal - poderá criar um perfil individual na box da sua casa. Assim, esse perfil reconhece os seus gostos e hábitos em termos de programação. A empresa descreve a UMA como um serviço de televisão "para lá de inteligente". Todos os conteúdos são armazenados na cloud e não num disco interno da box, como até agora.
Os serviços disponibilizados na box principal vão também estar acessíveis através da aplicação da Nos. O último traço distintivo da UMA é o HD 4K, que arranca com a transmissão de oito jogos do Euro 2016, a realizar em França, em parceria com a RTP.
Com este lançamento, o CEO da NOS, Miguel Almeida, está convicto de que a sua empresa ficará "à frente dos outros", e confessa que o projecto tem dois anos de gestação.
Veremos qual será a resposta da concorrência, numa altura em que se estreita a relação entre a internet e a televisão, convertendo o televisor num centro inteligente de multisserviços e multimédia em casa.