Este esforço parte de uma cooperação entre o Tinius Trust (maior accionista do grupo Schibsted) e o Amedia-Trust (que detém o grupo Amedia). Ambos criaram uma base semi-acabada para as colunas dos jornais impressos e os anúncios e videos digitais, “para permitir aos editores e repórteres acrescentarem aí as suas contribuições”. 

Bernt Olufsen, que foi editor principal do diário de expansão nacional Verdens Gang e pertence à direcção da Ethical Journalism Network, diz que é vital para a democracia restaurar a confiança nos media: “Um jornalismo de alta qualidade, nos media, tem de tornar-se um certificado de credibilidade.”   

“Iniciativas como esta campanha vão ajudar-nos a avançar. Nos últimos dois ou três anos, os jornais nacionais, como os regionais e locais, têm estado a encolher. Foi enfraquecido o poder da reportagem independente. A informação que chega ao público brota na forma de fragmentos da realidade. A questão é com que tipo de jornalismo estaremos em 2020. É muito bom saber que os diferentes media e as empresas na Noruega estão a reunir forças para espalhar uma mensagem importante para a sociedade.”

 

A notícia original, na Ethical Journalism Network