Modelos de financiamento alternativos para jornalismo local
A pandemia veio agravar, um pouco por todo o mundo, a situação dos “media” locais. O modelo tradicional de negócio tornou-se obsoleto, e muitas redacções comunitárias viram-se forçadas a encerrar as operações, recordou Beatriz Tuma, num artigo publicado no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Segundo indicou a autora, oito em cada dez municípios do Brasil são considerados como “desertos” ou“quase desertos de notícia”, ou seja, localidades que não têm veículos jornalísticos, ou que contam com até duas publicações.
Assim, boa parte dos brasileiros recorre às redes sociais ou aos familiares para se manter informada sobre os desenvolvimentos do novo coronavírus, o que contribui para a partilha de desinformação e põe em causa a saúde pública.
Perante este cenário, a autora sugeriu que as redacções comunitárias começassem a aderir a modelos de financiamento alternativo.
Julho 20
Uma opção viável passa por pedir apoio ao público e solicitar doações voluntárias. Caso seja esta a solução adoptada, é importante que os assinantes percebam a delicada situação dos “media”, para que continuem a apoiar a redacção em causa.
Outra solução possível é o fundo de “endowment”, formado doações de pessoas jurídicas ou físicas, como explicou o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, da Universidade de São Paulo (USP).
O professor sugeriu, também, que os governos ajudem o jornalismo a sobreviver financeiramente.
No entanto, relembrou ou professor, deve avaliar-se, cuidadosamente, o tipo de proposta a ser apresentada, “já que o governo pode sentir-se tentado a controlar as publicações jornalísticas”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Os jovens britânicos visitam mais os sites noticiosos do que aquilo que afirmam, revela um estudo da Newswork, que monitorizou o comportamento de consumo de notícias de quase mil jovens do Reino...
O Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou recentemente um estudo sobre o “papel das plataformas digitais nos ambientes mediáticos contemporâneos”, bem...
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio...
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco. De...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...