Modelo (possível) para rentabilizar “sites” jornalísticos
Nos últimos anos, os “media” têm vindo a adaptar-se às necessidades impostas pela era tecnológica, através de processos que incluem a aceleração da digitalização da imprensa.
Através destas mudanças, os jornalistas conseguem fazer chegar notícias a leitores de todo o mundo, democratizando o acesso a informação fidedigna.
Se, por um lado, esta realidade beneficia os cidadãos, por outro, a maioria dos jornais ainda tem dificuldades em assegurar a sua própria sustentabilidade financeira.
Posto isto, a Fundação Gabo reuniu as principais conclusões retiradas no “webinar” “Ferramentas para Conversar com o Público”; um evento que promoveu, juntamente, com o Facebook Journalism Project, e que contou com a participação do especialista Sergio Sicheri.
Com isto, a Fundação Gabo espera ajudar jornalistas e editores ibero-americanos a implementarem modelos de negócio sustentáveis.
Naquele “webinar”, o especialista convidado, Sergio Sicheri, começou por sublinhar a importância de utilizar novos sistemas de monetização de artigos, como o SEO, a utilização de redes sociais e a aposta em conteúdos audiovisuais.
Sicheri sugere, ainda, que os “media” apostem em diversos tipos de vídeo -- reportagens, directos, entrevistas -- para melhorar a relação com os leitores.Neste sentido, os jornais “online” deverão certificar-se de que os conteúdos multiplataforma são compatíveis com todos os dispositivos móveis -- telemóveis, computadores e tablets.
Março 21
Desta forma, garante Sicheri, os “sites” de jornalismo conseguirão conquistar uma audiência base.
Com este objectivo alcançado, os responsáveis pelos “media” deverão investir na análise dos interesses do seu público, de forma a perceber qual a melhor forma de fidelizar os leitores.
Por último, os “sites” devem certificar-se de que as suas histórias são originais e que respondem às principais preocupações e dúvidas do público-alvo.
Assista ao “webinar” na íntegra através do “Youtube” da Fundação Gabo
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