“Media” nos EUA utilizam soluções originais para explicar votação
O partido democrata vai utilizar o método de voto preferencial nas eleições primárias do governo local da cidade de Nova Iorque.
Apesar de o voto preferencial ser conhecido noutros locais dos Estados Unidos -- como no Estado do Alasca e em algumas localidades da Califórnia -- é uma novidade em Nova Iorque, onde os cidadãos têm levantado algumas questões sobre este tipo de sufrágio.
Como tal, algumas organizações noticiosas, bem como figuras políticas da cidade, têm utilizado formas inovadoras de explicar todo o processo, apontou Sarah Scire num artigo publicado no “site” do “Nieman Lab”.
Segundo recordou Sarah Scire, uma das iniciativas mais populares foi apresentada pelo prefeito Bill de Blasio que, numa conferência de imprensa, fez um tutorial de votação com recurso a um boletim com “toppings” de “pizza”.
Nesta apresentação aos “media”, de Blasio explicou que os cidadãos tinham vários “toppings” à escolha e que deveriam classificá-los de acordo com os seus gostos pessoais.
Assim, podiam escolher apenas um ingrediente, ou escolhê-los por ordem de preferência.
O “Wall Street Journal” também escolheu um “caminho gastronómico”, mas com recurso a “bagels”. Através de uma secção interactiva, o “WSJ” explica que o candidato com pior desempenho é eliminado e que os seus votos são redistribuídos pelos restantes, até que alguém capte 50% do eleitorado.
O site noticioso “Gothamist”, por outro lado, explicou a votação preferencial através de duas simulações, apresentadas nas redes sociais.
Junho 21
Por sua vez, a organização noticiosa sem fins lucrativos “The City" decidiu responder, directamente, às questões colocadas pelos leitores, através de guias explicativos, publicados em inglês e em espanhol.
Além disso, “The City” tem enviado “newsletters” e SMS semanais com informações essenciais sobre a votação local. Os formatos têm 5 mil e mil subscritores, respectivamente.
Com isto, a publicação quer “incentivar o envolvimento político dos cidadãos”.
Estes “media” afirmam, contudo, que a cobertura noticiosa sobre o sufrágio e a participação cívica em Nova Iorque irá continuar mesmo após as eleições primárias.
Desta forma, a imprensa norte-americana espera educar os leitores sobre as diferentes vertentes da política local, ajudando-os a tomar decisões informadas e inteligentes.
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
O projecto Better News, do American Press Institute, que dissemina projectos inovadores ou experimentais que possam beneficiar a indústria dos media, partilhou recentemente uma nova estratégia:...
Os desafios que surgiram nos últimos 20 anos no sector da comunicação social, desde o impacto das novas tecnologias até ao aumento da desconfiança do público, exigem que as organizações de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...