É um facto que actual crise de Covid-19 tem potencial para causar danos graves, talvez mesmo irreversíveis, nos “media” independentes . De facto,  o pequeno mercado publicitário do país tem sido monopolizado pelo Estado, que faz de tudo para “derrubar” qualquer meio dissidente.


Esses “media” independentes só podem contar com a publicidade de empresas privadas e com os leitores . São componentes instáveis que podem ser “esmagadas” pela recessão económica provocada pela pandemia.


A realidade é que vários Grupos editoriais anunciaram cortes orçamentais e despedimentos nas últimas semanas.


Mas nem tudo são más notícias. O Governo anunciou o lançamento de um pacote de medidas de apoio económico para os “media”, que prevê a isenções  para a comunicação social.


Embora seja um período compreensivelmente “stressante” para todos, a crise de Covid - 19 é, também, uma oportunidade para o jornalismo. Ao informar, correctamente, os cidadãos, e ao pedir contas aos agentes de  poder, os “media” têm demonstrado a importância do jornalismo, aprofundando uma relação de maior confiança com o público.


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