“Media” espanhóis em declínio apesar da digitalização
Perante a evolução da era tecnológica, a maioria dos títulos espanhóis procurou assegurar a sua digitalização, lançando uma versão “online”, onde passou a partilhar os seus conteúdos.
Assim, em 2021, existiam, em Espanha, quase três mil publicações digitais, de acordo com um estudo da Universidade de Navarra. Contudo, apenas 15% destes títulos conseguiram assegurar um modelo de negócio sustentável.
Conforme apontou Miguel Ormaetxea, num texto publicado no “site” “Media-tics”, isto aconteceu porque muitos jornais não planearam a sua transição digital de forma estruturada, limitando-se a reproduzir os conteúdos da edição em papel, e disponibilizando-os de forma gratuita.
Ora, este tipo de aposta levou muitos consumidores a deixarem de pagar pela versão impressa, limitando-se a consultar os “sites” de jornais, uma vez que podiam fazê-lo sem gastar dinheiro.
Como tal, continuou Ormaetxea, quando as receitas publicitárias entraram em colapso, como consequência da pandemia, os títulos espanhóis deixaram de ter uma fonte viável de rendimento.
Além disso, a solução que tentaram implementar neste contexto, através do lançamento de campanhas de subscrição digital, mostrou-se incomportável para a maioria dos leitores.
Isto resultou no agravamento da crise dos “media”, cujas principais consequências passaram pela demissão de jornalistas e pelo encerramento de diversos títulos locais e regionais.
E, mesmo os jornais que conseguiram assegurar a sua continuidade estão, agora, com dificuldade em manter os níveis de tráfego, numa época em que os consumidores estão “fatigados” do formato tradicional de contar histórias.
Março 22
Perante este cenário, Ormaetxea considera que os editores espanhóis devem analisar casos de sucesso internacionais, tais como o “Washington Post”, o “New York Times”, ou a “Economist”, que, através das suas estratégias digitais, conseguiram contratar novos colaboradores e inovar nos seus formatos.
Só assim, concluiu o autor, será possível reverter as tendências do sector mediático espanhol, que se encontra em declínio.
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