“Media” convidam leitores a tornarem-se membros activos
Com a crise dos “media”, as publicações têm vindo a explorar novos métodos de gerar receita e de criarem uma relação saudável com os seus consumidores.
Uma dessas fórmulas passa pela criação de “memberships”, ou seja, tornar os leitores membros da publicação em causa, com uma participação activa, e conhecimentos exclusivos sobre o que se passa no interior da redacção.
Para que os jornais interessados possam adoptar este “gerador de receitas”, de forma eficaz, a organização “ Membership Puzzle Project’s” criou uma guia simplificado e explicou-o, em pormenor, ao GIJN -- Global Investigative Journalism Network.
De acordo com a responsável, Ariel Zirulnick , é , então importante que as publicações sejam transparentes para com os seus “membros”, ao clarificarem quais são as suas fontes de financiamento e envolvendo os leitores na produção dos conteúdos.
Isto não significa, porém, que as publicações devam ser transparentes na totalidade dos artigos, mas passa por esclarecer que o jornalismo não é algo esotérico e exclusivo, e que todos são bem-vindos. Trata-se, também, de pedir aos membros que participem de forma significativa.
Setembro 20
Este tipo de iniciativa faz, também, com que os leitores atribuam credibilidade e confiança às publicações, já que estas demonstram que não têm nada a esconder acerca do seu “modus operandi”.
Além disso, as publicações com modelos de “membership” devem clarificar os seus objectivos e as suas origens, para que a sua ética não seja questionada.
Desta forma, um número crescente de leitores terá o desejo de apoiar o projecto.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...